X Cross Country Geda 10/01/2010

Muito frio e neve foram as maiores dificuldades que os mais de 150 atletas, encontraram no circuito desenhado pelo Geda nos terrenos da Herdade da Contenda em Degolados.
Com organização do CCD Geda Atalaya de Campo Maior, disputou-se no passado domingo a 1ª prova de 2010 e simultaneamente a 4ª do 14º Circuito de BTT da Fundação Inatel.
Circuito muito variado, tendo como pano de fundo a albufeira da barragem do Caia em Campo Maior, com um perímetro de cerca de 4000m, proporcionou bons andamentos e muitas desistências devido às condições climatéricas.
A competição disputou-se a bom ritmo, pois o frio assim o impunha, iniciando-se a disputa com a partida de Infantis para uma prova de cerca de 1500m, e onde Miguel Mendes do BTT Assumar/Muachos seguido de César Sequeira e Diogo Ceia ambos do CCD Rodas S. Mamede ocuparam os três lugares do pódio, sendo a equipa vencedora neste escalão o BTT Assumar/Muachos.
Os mais novos Veteranos, os A (4 voltas, 16.000m) onde Luís Alegrias da equipa da casa, o Geda/La Bicicleta 2º classificado, não conseguiu o primeiro lugar pois este foi obtido com facilidade pelo Francisco Simões das Bicicletas Santiago Mérida. Contudo o 3º lugar de Nuno Paixão e o 5º de Alberto Lameira serviram para dar a vitória colectiva ao Geda/La Bicicleta.
Em Veteranos B, João Marvanejo dos Ases do Pedal/Sport Zone, repetiu a vitória do ano passado, a 4ª, e a 7ª posição de Carlos Madureira e Luís de Matos da mesma equipa possibilitou-lhes a vitória colectiva. António Sequeira do CCD Rodas de S. Mamede e José Salvado das Bicicletas Santiago, obtiveram a 2ª e 3ª posição respectivamente.
Nos Cadetes, Guilherme Miranda dos Ases do Pedal/Sport Zone continua imbatível, e a equipa do BTT Sôr habitual vencedora, foi vítima do tempo bastante frio, tendo alguns dos seus atletas desistido não conseguindo deste modo pontuar.
O Juvenil, Manuel Furtado do CCD da Serra/Monforqueijo, voltou às vitórias, deixando a 2ª posição para Rodrigo Ladeira do Rodas S. Mamede que bateu ao sprint Diogo Cruz do BTT Sôr.
Cinco voltas (20.000m) esperavam Juniores e Seniores.
O Júnior Rui Carvalho, das Bicicletas Santiago Mérida e Ruben Carrilho do Forvijovem dominaram a corrida não deixando os Seniores sobressair. Foi por isso que o primeiro e segundo lugar não lhes escaparam apesar da neve que caía incessantemente.
No escalão Sénior os dois primeiros lugares foram para os atletas das Bicicletas Santiago Mérida, Ricardo Teixeira e Miguel Salvado, seguidos pelo Campeão de Inverno João Alberto do Rodas S. Mamede.
Como faziam adivinhar as duas primeiras posições da equipa das Bicicletas Santiago Mérida esta venceu colectivamente, tendo para tal a ajuda de Ruben Rocha. Na segunda posição ficou a equipa do Rodas S Mamede, surgindo na terceira posição a surpresa do dia a equipa Urra/Jovem Sport/Multiribeiro e na quarta posição o CPT de S. Cristóvão.
Com a neve a cair de forma pouco habitual e inesperada, no Centro Polivalente de Degolados, foi servido o almoço a atletas e acompanhantes enquanto foi sorteado material diverso entre os participantes e entregues os prémios aos vencedores.

A próxima prova dia 24 de Janeiro, será uma organização do CCD Inijovem, e decorrerá em Nisa.