#VilalimpaVilaSaudável

Lixo, embalagens, restos orgânicos, dejetos humanos e caninos, entulhos e muita falta de civismo é esta a situação que vivemos na vila de Campo Maior e que não contribui para a higiene pública que tanto necessitamos mesmo com todo o esforço dos serviços de limpeza municipais. Estes atos são praticados por cidadãos de Campo Maior na sua grande maioria, logo a solução está entre nós! Não podemos responsabilizar o Município pelos atos individuais de todos os cidadãos, mas devemos agir com responsabilidade e sentido cívico, lutando contra a falta de civismo que destrói a imagem da nossa comunidade, da qualidade de vida e do ambiente!

O Campo Maior Trail Runners/GEDA na sua prática de caminhada, corrida e trail percorre centenas de quilómetros semanais pelos caminhos, estradas e lugares do concelho de Campo Maior. São paisagens incríveis, emotivas e desafiantes que mostram como o nosso Alentejo é especial e diverso. No entanto como amantes da natureza que tão bem nos acolhe, não podemos deixar de ficar tristes ao encontrar lixo espalhado pelas bermas, caminhos e campos.

Encontramos um pouco de tudo desde máscaras de proteção individual, luvas, iogurtes em sacos atirados da janela de um qualquer carro com pressa que nunca descobre um eco ponto ou um qualquer caixote do lixo; garrafas de bebidas alcoólicas, sacos, garrafas de água, entre muitos outros. O volume de entulhos depositados ilegalmente em zonas de passagem de pessoas em redor ao complexo das piscinas é também preocupante e habitual. Nesta e outras zonas é possível encontrar dejetos humanos e caninos o que tornam o local bastante desagradável atendendo a que existe aí marcado um dos percursos pedestres homologados.
É impossível percorrer as ruas e caminhos circundantes à vila sem andar a fugir de dejetos caninos às centenas!
Como atletas que somos não utilizamos nenhum produto dos que encontramos dispersos pela vila uma vez que apenas consumimos água no decorrer da prática desportiva e utilizamos embalagens próprias reutilizáveis.

Pedimos a todos os nossos amigos e simpatizantes que se juntem a nós nesta luta contra o lixo e a favor da higiene das nossas ruas e caminhos, alertando os seus círculos de influência familiar e de amizade para que não contribuam para este estado de imundice pública.
Não iremos realizar recolhas voluntárias de resíduos em grupo devido ao estado pandémico que vivemos bem como não nos revemos nestes atos dos quais nos desvinculamos, no entanto, estes locais já identificados e fotografados foram devidamente registados e enviados para as autoridades competentes no sentido de agir rapidamente na remoção dos mesmos e ainda a tomada de medidas complementares que sejam dissuasoras destes comportamentos. Nos nossos treinos iremos fotografar e registar sempre que encontremos resíduos abandonamos no concelho de forma a assim contribuirmos para uma vila mais digna e valorizada, lançando a campanha #VilalimpaVilaSaudável nas nossas redes sociais.

Campo Maior Trail Runners/GEDA