Sobre o GEDA

Quem somos

O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Campo Maior, cuja vocação assenta em 3 pontos: ambiente, desporto e juventude. O GEDA é constituído por um grupo de pessoas que, modestamente, pretende criar alternativas viáveis e saudáveis para a população em geral e para os jovens em especial. Contra a inércia, com dinamismo e um conjunto de “ideias frescas” como arma, tentamos proporcionar aos jovens da nossa região um leque variado de actividades que lhes permita diversificar as suas escolhas, para uma formação cívica e saudável. A vivência do voluntariado associado à ecologia e ao desporto aventura, são o nosso contributo para uma geração que se procura mais dinâmica, exigente e activa. Com base numa equipa de voluntariado, formada de raiz na escola da Associação, os nossos jovens tem levado o espírito do GEDA por todo o lado, ajudando muitos outros a realizar os seus sonhos, desejos e a aumentar a sua auto- estima. São diversas as parcerias que nestes anos temos promovido, e todas elas com a mesma filosofia associativa de poder contribuir para a melhoria das condições de vida em Campo Maior. Estudando, dinamizando, alertando e divulgando o nosso património antropológico, natural e cultural, vamos continuar a lutar pelos princípios e valores que estão na génese da nossa existência.  Princípio do positivo, Princípio do participação, Princípio do desafio, Princípio da atitude e o Princípio da notoriedade, são a chave da nossa estratégia Inclusiva, onde todos fazem parte, todos tem uma palavra a dizer e todos contam.

O que fazemos?

O GEDA promove diversas actividades tendo por base a relação harmoniosa entre o Homem e a natureza, promovendo estilos de vida saudáveis. As actividades são geralmente abertas à população em geral e aos sócios em particular, desenvolvendo diversas parcerias tendo por base o intercâmbio intergeracional.  Os percursos pedestres, são uma actividade regular que leva os participantes à descoberta do património natural das regiões visitadas. No GEDA o Pedestrianismo é um estilo de vida, onde todos podem participar. A canoagem é outras das nossas actividades, que requer trabalho de equipa e coordenação, permitindo um outro olhar sobre a natureza que nos rodeia. Já na escalada, descobrimos uma cumplicidade que nos leva a ultrapassar o medo e a vencer as dificuldades na conquista do cume…O desporto de competição, com a equipa de BTT e o Andebol, são um exemplo de trabalho sistemático com recurso a jovens de Campo Maior que vem dando frutos.  As preocupações com a juventude traduzem-se no Projecto ACTIVA, que tem por objectivo a promoção de estilos de vida saudáveis, de forma a evitar comportamentos de risco, como o uso e abuso de substâncias nocivas, como o álcool, tabaco e drogas.

Entre este leque de actividades, realizamos muitas outras não menos importantes, que em campos de ferias no Centro Ambiental do Xêvora contribuem para o aumento da consciência e formação cívica e ambiental dos nossos jovens ( e menos jovens)… Aqui o divertimento e a adrenalina são garantidos!

Centro Ambiental do Xévora

Este que foi em tempos um dos mais importantes postos da Guarda Fiscal é hoje um espaço público, gerido pelo GEDA mas com a missão de prestar um serviço em benefício da nossa História e património natural.

Existe toda uma conjuntura local promotora de qualidade de vida que o Centro Ambiental pode ajudar a dignificar e melhorar. Pela riqueza do nosso património natural, histórico e cultural, os Percursos Pedestres são um tributo que queremos oferecer as gentes da nossa terra, divulgando e valorizando a região, dando a conhecer Campo Maior  e as suas características paisagísticas peculiares, pictóricas e esteticamente geométricas. Tendo como referência a procura crescente do Turismo Natureza e o aumento do número de praticantes da referida modalidade, queremos oferecer a todos uma estrutura desportiva única. Assim, queremos aproveitar e reavivar os nossos caminhos tradicionais, alguns com muitas histórias de contrabando tornando-se mesmo museus vivos para o pedestrianista. A relevância da prática desportiva e a consciência ecológica estarão sempre na base desta criação de percursos e apresentam ao praticante diversas motivações.

Campo Maior apresenta no ponto de vista desportivo algumas características singulares para o Pedestrianismo. A planície é por vezes surpreendente e quando esperamos uma jornada calma, deparamo-nos com a adversidade do clima, muitas vezes tórrido, no verão e agreste, exposto no inverno.

Para o praticante que gosta de um bom desafio a nossa região poderá proporcionar-lho.

Formulário de Contacto

GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura

Sede/Armazém: 39º0’46.771″N 7º4’21.097″W
Largo do Barata ‘9H
7370-119 Campo Maior, Alentejo (Portugal)

CAX – Centro Ambiental do Xêvora: 39º4’42.247″N 7º1’23.974″W