Decorreu hoje o segundo dia desta 2ª parte do IV Festival dos Grous. O dia foi preenchido com várias atividades, tendo passado por boa parte do concelho de Campo Maior.
Durante a manhã, cerca de 35 participantes percorreram os caminhos municipais para fazer a observação de várias espécies da avifauna campomaiorense. Ainda de manhã, no Centro Ambiental do Xévora, decorreram diversas atividades de âmbito pedagógico, como a oficina de construção de Caixas Ninho e comedouros para Aves; a apresentação da história ” O voo do menino sonhador”; Oficina de realidade aumentada, Mural da biodiversidade e oficina de origami.
Depois do almoço. a partir das 15h00, decorreram no Auditório do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro as jornadas técnicas desta edição com palavras do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior Luís Rosinha, do ornitólogo do CBIO João Paulo Silva; Rui Machado, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; de Renato Neves, do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Birdwatching em Campo Maior Mãe D´água; de Tânia Almeida, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Estas jornadas foram fechadas pelo Presidente do GEDA Elói Gama.
Foi ainda apresentado ao público da versão impressa do Guia das Aves mais Emblemáticas de Campo Maior, livro com conteúdos da turma de Turismo Ambiental e que contou com a colaboração de elementos do GEDA como Miguel Paula Campos, David Ferreira e João Sanguinho.
Amanhã será dia da caminhada Percurso dos Grous, a partir das 8h30, onde esperamos ter a oportunidade de ver mais elementos da avifauna campomaiorense, assim como mais Grous, agora que estão prestes a terminar, nesta temporada de Inverno, a sua estadia em Campo Maior e a regressar ao norte europeu.
O IV Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, em parceria com o Município de Campo Maior e comunidade escolar (Agrupamento de Escolas de Campo Maior e Centro Educativo Alice Nabeiro), contando com o apoio do projeto Eurobird, através do Interreg-FEDER, e ainda a SPEA, E-Redes, Turismo do Alentejo e Ribatejo e restaurante São Pedro.



















