Esclarecimento oficial GEDA 2011: Filiação do GEDA na FPME

Desde à uns anos a esta parte o GEDA sempre tem mantido fidelidade, amizade e dedicação à causa da FCMP, mesmo nos momentos mais difíceis aquando da debandada de muitos amigos de aventura para a formação da FPME. Como penso que seja o caso, podemos dizer amigos pois quem partilha experiências na montanha fica com amigos para o resto da vida! Muito lamentamos que amigos, lutem hoje desta forma tão irracional e pouco digna.

Assim, o GEDA informa que lamenta a actual situação que identificou, à qual o GEDA é alheio. O nome do GEDA surge na página Web da FPME, sem nunca ter formalizado nenhuma intenção para tal e nunca ter efectuado nenhum vínculo financeiro e de associados a essa federação. Isto não impede no entanto o nosso repúdio pela separação dos “Homens da Montanha” no nosso pais. Fizemos já contactos com a FPME no sentido de retirar o nosso nome da página da referida federação, sendo agora alheio a nós que tal aconteça. Já em 2008 verificámos esta situação e fizemos este pedido sendo que pelos vistos até ao momento tal não ocorreu.

Gostaríamos de continuar a servir o nosso pais com a dignidade e voluntarismo com que temos trabalhado, não podendo deixar de referir o papel relevante que desempenhamos aqui junto a Espanha, onde mantemos relações privilegiadas com associações e Federação (FEXME). A FCMP é para nós a entidade de referência e reconhecida com competência na área do pedestrianismo e montanha em Portugal.
A Direcção do GEDA,
15  de Maio de 2011