COMUNICADO | GEDA e Campo Maior Trail Runners juntos

O GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, orgulha-se de comunicar a todos os seus sócios e simpatizantes a agregação do grupo “Campo Maior Trail Runners” à nossa estrutura associativa.

O grupo “Campo Maior Trail Runners” surge na vila de Campo Maior fruto da vontade, dedicação e espírito de equipa de um grupo de Campomaiorenses cuja paixão é a corrida e caminhada na natureza. A prática do trail está hoje em expansão não só pelo desafio de superação, como pela possibilidade de cada praticante seguir a seu ritmo, com progressão sustentada. É comum ter famílias inteiras na mesma prova, dado que existem distâncias e níveis de dificuldade diferentes e sempre associada uma caminhada que inicia os novos praticantes.

Este grupo vinha praticando estas modalidades há mais de 6 anos, participando em provas em todo o território nacional e em 2019 decidiu dar um passo em frente e assumir a organização de treinos semanais abertos a toda a comunidade bem como a criação de uma imagem própria para unificar os praticantes e iniciantes de corrida, trail e caminhada desportiva /marcha na nossa vila.

Atendendo ao excelente espírito de partilha e intercâmbio existente entre instituições locais, o grupo “Campo Maior Trail Runners” procurou parcerias que pudessem ser facilitadoras da prática desportiva em contato com a natureza, não querendo o grupo criar mais uma oferta associativa numa localidade como Campo Maior. Assim, de uma forma natural surge esta parceria, considerando que o espírito de ambas entidades se interliga na perfeição, tendo desta forma sido proposto pelo grupo supracitado à atual direção do GEDA, a integração do mesmo na nossa estrutura legal e associativa.
O grupo “Campo Maior Trail Runners” mantém assim o seu espírito inicial e a sua grande dinâmica, contando com o reforço na sua estrutura organizacional, através do suporte jurídico e legal do GEDA, bem como estabelecendo parcerias com diversas entidades locais e empresas para a organização de eventos locais, treinos, workshops, provas de trail e caminhada desportiva (marcha).

No âmbito desta união, o grupo irá dinamizar diversas atividades no Centro Ambiental do Xêvora, em Ouguela, com treinos regulares aos domingos (em rotação com outras paragens no Concelho), sendo que todos os interessados em aderir ao grupo terão um regulamento próprio para a prática destas modalidades. Não obstante e porque queremos contribuir para a prática desportiva, para a promoção de estilos de vida saudáveis e participação cívica e associativa, iremos manter sempre os nossos treinos abertos e sem custos a toda a comunidade. A equipa “GEDA – Campo Maior Trail Runners”, irá ao longo deste ano participar em provas no Alentejo, no centro e no norte de Portugal.

GEDA, no caminho do futuro!