Assim foi o «II Festival dos Grous»

A II edição do «Festival dos Grous» decorreu este fim-de-semana e foi uma iniciativa, coorganizada entre o GEDA e o Município de Campo Maior.

Na sexta-feira, dia 17, decorreu a instalação de caixas ninho que os alunos de todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar do concelho de Campo Maior ajudaram a construir ao longo deste primeiro periodo. Para esta actividade foi fundamental a colaboração dos educadores das salas envolvidas, que foram essenciais para conseguir levar as crianças até aos locais de instalação, do Município, dos nossos técnicos na construção das caixas-ninho e da EDP, que se disponibilizou para ajudar na instalação das mesmas em postes por si geridos.

Ainda na sexta-feira houve um peddy paper, desenvolvido pela SPEA e que fez as delícias dos mais pequenos.

No sábado, segundo dia de festival, dia este que foi dedicado, por inteiro, ao Birdwatching, com observação de aves estepárias de manhã, na zona das Roças e observação de Grous, à tarde, próximo da freguesia de Degolados. No meio ainda houve tempo para um fantástico almoço regional em Degolados.

Ainda no sábado, às 18h30, decorreu a conferência “Monitorização e conservação de Aves nos meios agrícolas – o potencial turístico do Birdwatching“, na Casa do Governador de Ouguela, com uma excelente moldura humana, tendo contado com a participação do Presidente do Munícipio de Campo Maior João Muacho, do Presidente do Geda Elói Gama, do especialista em Grou-comum José Antonio Román, do Biólogo e investigador na Universidade do Porto João Paulo Silva e do membro da SPEA Rui Machado.

O último dia do II Festival dos Grous contou com a ausência de chuva mas com a aparição de muito vento, nada que demovesse os bravos caminhantes do GEDA.

Foi um dia muito produtivo na já habitual caminhada dos Grous, com partida do monte do Salvador e término no Centro Ambiental do Xévora. No decorrer da manhã foram feitas várias paragens para observação de Grous, que passaram em largas centenas perto do trajecto percorrido.

Para terminar a manhã de caminhada nada melhor que um almoço partilhado, com degustação de vários produtos regionais cedidos pelos patrocinadores deste festival. Para terminar da melhor maneira, na parte da tarde ainda houve nova observação de aves, desta vez no paredão da Barragem do Caia.

Concluímos assim, o “II Festival dos Grous”, com um sentimento de grande satisfação e agradecimento a todos os perto de 400 participantes desta segunda edição, que nos brindaram com a sua presença e partilha de conhecimento, contribuindo assim para a excelência deste evento.

O II Festival dos Grous 2020, foi cofinanciado pelo projeto Eurobird (0581_EUROBIRD_4_e) através do INTERREG V – A Espanha – Portugal (POCTEP), com organização do Município de Campo Maior e do GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura, contando com a participação da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do Centro Educativo Alice Nabeiro e da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Contou ainda com a colaboração da GNR – Guarda Nacional Republicana e da EDP Distribuição – Energia, S.A., pelo seu Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, e com os patrocínios da Cafetaria El Corcho de Badajoz, do Restaurante São Pedro e do Bar Sunset, de Campo Maior.