Este ano celebramos o dia da Árvore num ambiente um pouco diferente, mas não podíamos deixar de assinalar o momento da melhor forma possível.
Queremos assim chamar a vossa atenção para uma problemática que a nenhum de nós deve passar desapercebida, e mais do que plantar árvores devemos preservar aquelas que os nossos antepassados nos deixaram (muitas delas centenárias), as quais continuamos a negligenciar e a abater de forma indiscriminada, levando assim aos poucos ao desaparecimento do nosso montado tão característico, para dar lugar a culturas de regadio intensivas.
Vamos preservar os principios estabelecidos aquando da constituição da ZPE (Zona de Proteção Especial) do nosso concelho, que o plano de Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora seja revogado e devidamente repensado de forma a contornar as centenas de árvores que estão previstas abater para a sua implementação!
Neste momento de especial união entre os povos, vamos dar ouvidos ao nosso planeta que pede a “gritos” a nossa ajuda, antes que ele se encarregue de se fazer ouvir!
Por último, no assinalar da importância e significado deste dia, queremos partilhar, tornando público, o documento apresentado pelo GEDA no ano de 2019, em tomada de posição na Consulta Pública ao Estudo de Impacte Ambiental do projeto de Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, cujos propósitos alteram a natureza e a vida de todos nós.